Tudo o que você precisa saber sobre comunicação visual

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Tudo o que você precisa saber sobre comunicação visual

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A sinalização, em qualquer ambiente, pode atender a um ou mais aspectos da comunicação visual, entre eles:

 

Institucional: onde o objetivo é a apresentação da marca da empresa e sua identidade visual.

 

Direcional: quando a função é orientar o fluxo de pessoas, possibilitando que as mesmas cheguem a seus pontos de destino sem o auxílio de terceiros.

 

Promocional: o objetivo é atrair o interesse das pessoas, chamando sua atenção para um determinado produto ou serviço.

 

Segurança: visa garantir a segurança dos frequentadores de qualquer tipo de ambiente em momentos de necessidade.

 

ONDE A SINALIZAÇÃO PODE SER ENCONTRADA?

 
  • Espaços abertos;

  • Praças de parques;

  • Estacionamentos;

  • Espaços edificados;

  • Shoppings centers;

  • Supermercados;

  • Escolas e universidades;

  • Terminais de transporte;

  • Hospitais e clínicas;

  • Museus e espaços culturais;

  • Bancos, lojas e restaurantes;

  • Eventos;

  • Regulamentação do trânsito;

  • Feiras.

 
 
 
 

PRINCIPAIS TIPOS DE SINALIZAÇÕES:

 

Interna:

 
  • Placa de sinalização;

  • Diretórios;

  • Totens;

  • Sinalização de segurança;

  • Logomarcas;

  • Sinalização promocional;

  • Mídia eletrônica.

 

Externa:

 
  • Painéis com ou sem iluminação;

  • Letras caixa;

  • Totens;

  • Sinalização viária;

  • Triedros.

 

COMO REALIZAR UMA BOA SINALIZAÇÃO?

 

Análise de dados: levantar características e necessidades do empreendimento através do reconhecimento do local e o diagnóstico das características dos espaços a serem sinalizados.

 

Estudo preliminar: a partir dos levantamentos e análises será definido o conceito a ser adotado para o detalhamento.

 

Projeto básico: é o desenvolvimento do conceito definido no estudo preliminar, quando será estabelecida uma identidade formal entre os vários elementos do sistema de sinalização.

 

Projeto executivo: implantação e detalhamento de todos os elementos previstos no sistema de sinalização e design ambiental. Nesta etapa é gerado um manual executivo com todas as indicações para a produção por fornecedores especializados.

 

Supervisão de produção: esta é uma etapa importantíssima e de grande responsabilidade do designer. É necessário criar protótipos de alguns elementos e acompanhar a instalação dos elementos do sistema pelo fornecedor contratado.

 

QUALIDADES DE UM BOM SISTEMA DE SINALIZAÇÃO

 
  • Máxima visibilidade;

  • Facilidade de interpretação;

  • Padronização;

  • Não ser dispersiva;

  • Não ser agressiva.

 


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