A ambientação corporativa deve traduzir a identidade visual , os valores e a linguagem da empresa , proporcionando simultaneamente maior conforto físico e psicológico para seus colaboradores e clientes.
No desenvolvimento do projeto de ambientação devem ser considerados aspectos relevantes com o objetivo de proporcionar um maior bem estar àqueles que frequentam e convivem nesse espaço.
O ambiente deverá estar alinhado com os objetivos da empresa , podendo com isso melhorar o desempenho de seus colaboradores bem como influenciar positivamente na decisão de compra de seus clientes.
Existem diversos “ estilos ” de ambientação : tradicional , clean , irreverente ... dentre outros e cada empresa deverá identificar sua característica predominante que ao lado de seus valores definirá o que deseja transmitir aos que são os usuários de seu ambiente.
O projeto deverá contemplar diversos aspectos que abrangem todo o espaço físico do ambiente.
- Ergonomia : a definição de moveis e seu posicionamento adequado para auxiliar na orientação de fluxo dos diversos usuários.
- Cores :a escolha de uma paleta de tons que favoreça a identidade visual , a decoração da empresa e que possa ser usada eventualmente para a delimitação de espaços.
- Iluminação : na medida certa e de acordo com a necessidade do ambiente para auxiliar na realização de tarefas e também para “criar” destaques de pontos específicos nos espaços.
- Sinalização : conjunto de itens que se harmonizem com a identidade visual da marca e que cumpra sua função principal.
Ao unir a praticidade , funcionalidade e o conjunto visual , a ambientação corporativa torna-se uma boa estratégia para a retenção de colaboradores além da conquista de novos clientes.
Fonte :ATIZZI Design