A sinalização, em qualquer ambiente, pode atender a um ou mais aspectos da comunicação visual, entre eles:
Institucional: onde o objetivo é a apresentação da marca da empresa e sua identidade visual.
Direcional: quando a função é orientar o fluxo de pessoas, possibilitando que as mesmas cheguem a seus pontos de destino sem o auxílio de terceiros.
Promocional: o objetivo é atrair o interesse das pessoas, chamando sua atenção para um determinado produto ou serviço.
Segurança: visa garantir a segurança dos frequentadores de qualquer tipo de ambiente em momentos de necessidade.
ONDE A SINALIZAÇÃO PODE SER ENCONTRADA?
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Espaços abertos;
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Praças de parques;
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Estacionamentos;
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Espaços edificados;
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Shoppings centers;
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Supermercados;
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Escolas e universidades;
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Terminais de transporte;
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Hospitais e clínicas;
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Museus e espaços culturais;
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Bancos, lojas e restaurantes;
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Eventos;
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Regulamentação do trânsito;
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Feiras.
PRINCIPAIS TIPOS DE SINALIZAÇÕES:
Interna:
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Placa de sinalização;
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Diretórios;
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Totens;
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Sinalização de segurança;
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Logomarcas;
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Sinalização promocional;
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Mídia eletrônica.
Externa:
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Painéis com ou sem iluminação;
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Letras caixa;
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Totens;
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Sinalização viária;
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Triedros.
COMO REALIZAR UMA BOA SINALIZAÇÃO?
Análise de dados: levantar características e necessidades do empreendimento através do reconhecimento do local e o diagnóstico das características dos espaços a serem sinalizados.
Estudo preliminar: a partir dos levantamentos e análises será definido o conceito a ser adotado para o detalhamento.
Projeto básico: é o desenvolvimento do conceito definido no estudo preliminar, quando será estabelecida uma identidade formal entre os vários elementos do sistema de sinalização.
Projeto executivo: implantação e detalhamento de todos os elementos previstos no sistema de sinalização e design ambiental. Nesta etapa é gerado um manual executivo com todas as indicações para a produção por fornecedores especializados.
Supervisão de produção: esta é uma etapa importantíssima e de grande responsabilidade do designer. É necessário criar protótipos de alguns elementos e acompanhar a instalação dos elementos do sistema pelo fornecedor contratado.
QUALIDADES DE UM BOM SISTEMA DE SINALIZAÇÃO
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Máxima visibilidade;
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Facilidade de interpretação;
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Padronização;
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Não ser dispersiva;
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Não ser agressiva.